COMO FORTALECER O MEU NEGÓCIO NA INTERNET

De acordo com o Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br, mais da metade das empresas brasileiras utilizam a internet para vender e 78% estão nas redes sociais. A partir daí, já é possível ter certa noção da importância do mercado online para as empresas nos dias atuais.

Loei, thailand - may 10, 2017: hand holding samsung s8 with mobile application for facebook on the screen . Free Photo
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, com 130 milhões de usuários

“Tenho uma loja de móveis planejados de pequeno porte e atendo apenas uma região, como posso fortalecer meu produto?”

Quando falamos em móveis planejados, a estratégia fica um pouco diferente, já que você não terá o produto pronto para vender (ele será desenvolvido após a contratação do serviço).

Monte um portfólio

Ter um portfólio do serviço é a comprovação de que você faz aquilo que vende. Muito importante ter aquela pastinha no computador com as fotos e vídeos de todos os projetos executados, que você poderá utilizar tanto no meio online, quanto no atendimento presencial.

Faça gestão de marca

Close-up contactless transaction with credit card Premium Photo
As pessoas estão dispostas a pagar mais se identificarem valor em um produto

Você não precisa necessariamente finalizar uma venda por uma plataforma online. É possível utilizá-la para fazer a gestão da sua marca e gerar percepção de valor ao seu produto, o que faria parte das primeiras fases da jornada de compra.

Explorando todos os benefícios que o seu produto proporciona, você atrai o consumidor até a sua loja física e concretiza a venda de forma presencial. Ou seja, é utilizado um canal online para atrair o consumidor, mas no fim das contas, a venda é feita na loja. Se as pessoas começam a visitar a sua loja física pelo que você posta no meio virtual, é um sinal de que o seu negócio está se fortalecendo no online.

Marque presença nas mídias sociais

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, com 130 milhões de usuários. O Instagram, por sua vez, possui 95 milhões em território nacional. São duas plataformas que vem crescendo cada vez mais, principalmente a segunda. Se você ainda não está presente nelas, corra e crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram.

Mas não pense que basta criar os perfis para começar a vender. É necessário gerar conteúdo para que potenciais clientes sempre estejam recebendo ofertas e conteúdos dos seus serviços. Você pode explorar fotos, vídeos e stories para mostrar e detalhar os diferenciais do seu produto. Muito importante criar conteúdo e postar de forma constante, porque quanto menos você posta, mais o seu alcance irá cair nas postagens futuras.

Além disso, tanto o Instagram quanto o Facebook oferecem a possibilidade de impulsionar publicações (você investe determinado valor e as plataformas levam suas postagens/ofertas à maior quantidade de pessoas possível), com a possibilidade de segmentar o público que você quer atingir (jovens, adultos, idosos, segmentação por gênero, localização, etc).

Utilize o WhatsApp

O WhatsApp é um canal de comunicação muito poderoso. Mais de 120 milhões de pessoas fazem uso do aplicativo no Brasil. Apesar de ter menos que o Facebook, os seus usuários são muito mais ativos, o que te dá uma taxa de resposta mais rápida. Se aproxime do consumidor, explore as listas de transmissão para enviar ofertas aos seus contatos, fazer orçamentos, propostas, entre outros.

São simples ações, mas que se colocadas em prática da forma correta, podem fazer toda a diferença na sua performance de vendas.